Você sabia que alguns alimentos podem acelerar o envelhecimento da sua pele? Pois é! Há quem não veja relação entre o que come e a pele, mas alimentação e dermatologia estão intimamente ligados e podem definir o que faz bem ou mal para você.
Além da rotina diária de cuidados através de cremes, loções e procedimentos, também é importantíssimo que você tenha cuidados com o que come. A alimentação adequada através de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes pode promover a conservação da sua pele. Já o contrário, a má alimentação, pode promover o envelhecimento precoce.
Outros distúrbios causados pela má alimentação são: acne, dermatite atópica, seborreia, psoríase, rosáceas e até mesmo o câncer de pele. E foi justamente por isso que a Dra. Mariella Elisei se especializou em nutrologia, que é a especialidade médica que tem como função estudar os alimentos e as vantagens e desvantagens da sua ingestão no organismo.
Esta especialização faz com que o atendimento realizado na clínica seja dermatologicamente completo, levando em consideração todas as questões que envolvem o ser humano, não só o aspecto externo da pele.

Em uma consulta você pode levar para casa conhecimentos importantes como, por exemplo, dicas sobre os principais alimentos que são vilões para a pele:
– Açúcar: Doces contribuem para a formação de substâncias prejudiciais para ao colágeno e estão diretamente ligados à acne.
– Batata frita: Está aí uma bomba relógio para o envelhecimento. Por serem alimentos úmidos e fritos em altas temperaturas, promovem uma reação de glicação que aumenta a produção de radicais livres que causam danos celulares à pele. Também enfraquecem a elasticidade da pele e o excesso de sal para temperá-las provoca a desidratação do tecido cutâneo causando rugas.
– Pão: A farinha branca é um carboidrato de alto índice glicêmico e quando consumida em excesso causa inflamação no corpo por aumentar a produção de radicais livres.
– Margarina: A margarina é rica em gordura hidrogenada e aditivos químicos que tornam nossa pele vulnerável à radiação ultravioleta, que danifica o colágeno e a elastina, proteínas de sustentação.
– Sucos industrializados e refrigerantes: Com alto teor de açúcar e sódio, acentuam os danos de desidratação da derme e enfraquecimento do colágeno.
– Álcool: Apesar de não ser um alimento, o álcool merece destaque neste levantamento. O Brasil é um dos maiores consumidores de álcool no mundo e a cerveja é a bebida alcóolica mais consumida entre jovens e mulheres por aqui. O álcool esgota nutrientes, provoca desidratação e baixa os níveis de vitamina A, importante para o crescimento de novas células e produção de colágeno. Consumir muito álcool é dizer adeus a uma pele elástica e lisinha.
Quer mais dicas e um diagnóstico que leve em conta sua dieta e perfil alimentar? É só agendar uma consulta.
Leia também sobre os cuidados diários com a pele clicando aqui
Clique e conheça todos os tratamentos disponíveis na clínica: https://www.dramariellaelisei.com.br/tratamentos/