O cabelo exerce funções importantes dentro da estética humana. Alguns podem até se tornar ícones da moda e definir tonalidades que acompanham gerações. Quem nunca ouviu falar do loiro platinado Marilyn Monroe? Mas se engana quem pensa que os únicos responsáveis por um cabelo bonito sejam os cabeleireiros. A dermatologia também trata do cabelo e é fundamental para quem quer tratar a saúde dos fios.
Além dos tratamentos externos, os internos são determinantes para a saúde dos fios. O folículo piloso, de onde se originam cabelos e pelos, começa a se desenvolver na fase embrionária do bebê, por volta da nona semana. Após a 22ª semana, todos os folículos do corpo já estão maduros.
Uma pessoa possui 100 mil fios de cabelo, em média. O ciclo de crescimento pode levar de 2 a 7 anos e pode ser comprometido por problemas de saúde como disfunções na tireoide, anemias, deficiência de vitaminas, doenças reumatológicas, entre outras.
É normal que percamos de 100 a 200 fios por dia, mas se essa perda é mais acentuada, também pode sinalizar problemas de saúde. E quem pode te auxiliar no diagnóstico e tratamento? O dermatologista.
E não só em relação à queda, mas ao fortalecimento e melhora na qualidade dos fios também. Por isso, é muito importante uma consulta assim que perceber que seus fios estão caindo mais que o normal.

A tricologia é a área da dermatologia que se dedica ao estudo e tratamento do couro cabeludo, pelos e os fios do cabelo. Ela é eficaz desde o tratamento da calvície até o tratamento da oleosidade excessiva.
Conheça 7 situações em que são indicadas consultas com a dermatologista:

1 – Para tratar infecções ou inflamações no couro cabeludo.
2 – Para analisar o motivo do excesso de oleosidade dos fios.
3 – Para tratar a queda, calvície, enfraquecimento e afinamento capilar.
4 – Para tratar alergias.
5 – Para tratar ou curar a caspa.
6 – Para tratar a perda de cabelos após a quimioterapia
7 – Danos causados aos fios após procedimentos químicos como tinturas e alisamentos
Cabelos, hormônios e estresse
Os hormônios mais importantes relacionados ao cabelo são os hormônios masculinos chamados de androgênios. São mais conhecidos como testosterona e estão diretamente ligados à queda de cabelos e calvície.
Há também estudos que comprovam que mulheres com ovários policísticos, quando o hormônio androgênico está aumentado, podem desenvolver alopecia androgenética.
E qual a relação entre estresse e cabelos? Toda. O cortisol, que é o hormônio relacionado ao estresse, também interfere na qualidade e quantidade dos fios, até mesmo na mudança do ciclo capilar.
Para além das estatísticas, é perceptível para todos que a pandemia influenciou diretamente nas questões relacionadas ao estresse. Seja o confinamento ou a relação direta com a morte, poucos são os que não tiveram um transtorno emocional no último ano.
O estresse intenso está relacionado ao aumento do cortisol e em níveis altos ele estimula indiretamente os hormônios masculinos e a inflamação.
Por isso, só um médico especialista poderá identificar a verdadeira causa de problemas capilares pois ele sabe da relação que todos estes componentes tem com a saúde do cabelo.
Aliando tratamento dermatológico com o cabeleireiro da sua confiança, os resultados podem ser mais rápidos e mais surpreendentes que você imagina.
Vamos agendar uma consulta?
Leia mais informações sobre cabelo neste link
Confira os benefícios da tricologia para o cabelo: https://www.dramariellaelisei.com.br/tratamentos/