Aguarde...

Blog

24 de maio de 2023

Qual a idade certa para iniciar os cuidados com a pele?

Ter uma pele sempre jovem e linda é o sonho de toda mulher, não é mesmo? Com a idade, no entanto, a pele vai perdendo o viço e as rugas e as manchas começam a fazer parte da aparência. Mas sabia que há um segredo de milhões para uma pele linda mesmo após certa idade? Simples: comece cuidar da pele o quanto antes!

Muitas mulheres sempre me perguntam qual a idade ideal para iniciar os cuidados com a pele. A resposta é um pouco complexa, pois, na verdade, não existe uma idade certa, mas é fundamental manter sempre a saúde da pele. É preciso ter em mente que, desde o primeiro dia de vida, a pele merece cuidados, mas cada fase exige um tratamento dermatológico diferenciado. Alguns deles, no entanto, devem ser cultivados sempre.

Entre os principais cuidados estão o uso diário do protetor solar, limpeza adequada e aplicação de hidratantes apropriados para o seu tipo de pele (confira aqui o artigo que tratamos sobre esse assunto). Mas lembre-se: a rotina de skincare deve ser realizada de acordo com o seu tipo de pele. O ideal é consultar um dermatologista para ajudá-la nesse processo, ok?

 

Cuidados com a pele para cada faixa etária

Independentemente da sua idade, sempre vale a pena começar a cuidar da pele. Para ajudar, abaixo seguem os principais cuidados por faixa etária.

 

Pele infantil

De acordo com pesquisas, o câncer de pele também está relacionado a queimaduras solares que ocorrem na infância. Por isso, o uso do filtro solar para crianças se faz necessário a partir dos seis meses de idade, com reaplicação a cada 3 horas. A hidratação precisa ser incentivada desde cedo, logo após o banho, além de ser uma forma aconchegante da mãe fazer carinho no filho.

 

A partir dos 20 anos

Na adolescência, com todo o turbilhão hormonal, muitos começam a ter a pele mais oleosa e acneica, principalmente no rosto, colo e nas costas. Por conta disso, deve-se optar por sabonetes específicos antioleosidade, loção tônica para uma limpeza mais profunda e um hidratante com toque seco (oil free).

Os 20 anos, em alguns casos antes, costumam marcar o início do uso dos cremes de tratamento, que auxiliam na redução da acne e possíveis manchas. Os produtos mais recomendados para essa faixa etária são combinações com Ácido Mandélico, Ácido Lático e Ácido Glicólico.

Nessa fase, também é possível amenizar os efeitos do tempo com o uso de ativos como a vitamina C, que ajuda a combater os radicais livres e estimula a produção de colágeno. O protetor solar é indispensável, mas a dica é optar por um produto com toque seco, recomendado para o tipo de pele.

 

A partir dos 30 anos

Nesta faixa de idade a palavra-chave é prevenção. É preciso utilizar diariamente protetor solar anti-UVA e UVB, higienizar a pele, aplicar cremes antioxidantes tópicos e, eventualmente, usar suplementos orais, como as vitaminas C e E. Nessa fase, perdemos cerca de 1% de sustentação da pele a cada ano, aumentando para um total de 30% nos anos seguintes à menopausa.

A acne da mulher adulta também é muito frequente nessa faixa etária, por isso é importante a utilização de produtos oil free para as mulheres de pele oleosa.

Os cuidados de prevenção também podem incluir a aplicação de toxina botulínica para rugas de expressões faciais e preenchimento com ácido hialurônico para reduzir sulcos, olheiras ou vincos faciais. Algumas tecnologias, como a luz intensa pulsada e os lasers, podem melhorar as sardas e o melasma.

 

Acima de 40 anos

Para as mulheres acima de 40 anos é recomendado usar, além dos fotoprotetores e antioxidantes, agentes firmadores, antirrugas e, quando necessário, despigmentantes. Nessa faixa estaria, há uma perda mais intensa de elastina e colágeno e a hidratação da pele começa a sofrer alterações mais evidentes.

Alguns tratamentos estéticos combinados, como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, injeções de bioestimuladores de colágeno, lasers, radiofrequência microagulhada, ultrassom microfocado, entre outros, podem ser indicados de acordo com cada caso.

 

Após os 50 anos

Nessa fase as mulheres já devem usar produtos que estimulem a produção de colágeno na face e ao redor dos olhos, pois as pálpebras já evidenciam sinais mais intensos do envelhecimento. Tratamentos estéticos como peelings, lasers e outras tecnologias são recomendados, além da toxina botulínica e preenchedores para reduzir rugas, vincos faciais da pele madura ou danificadas pelo sol.

Uma dica importante, independentemente da faixa etária, antes de iniciar os cuidados com a pele, é consultar um dermatologista, pois ele saberá indicar os melhores tratamentos para cada caso.  Como profissional da área, estou à disposição para ajudá-la a começar a cuidar da sua pele! Entre em contato e marque uma consulta!

 

Mariella Elisei - Doctoralia.com.br