Sabe aquela história que por ter maior concentração de melanina a pele negra tem uma barreira mais eficiente contra os raios solares? Cuidado ao interpretar!
A melanina protege, mas não completamente, contra os raios UVA e UVB, e ainda favorece a formação de manchas, justamente em função da alta pigmentação. Prova disso é que mulheres negras e morenas são as que apresentam maior número de casos de melasma.
Mulheres negras e morenas também devem usar a abusar do filtro solar com fator superior a 30 e fazer a reaplicação do produto ao longo do dia. Por ser naturalmente mais espessa, a pele negra tem tendência a ser um pouco mais oleosa, portanto, é bom escolher protetores que tenham cobertura mais seca.
Outra dica para estas peles no verão é caprichar na limpeza do rosto duas a três vezes por dia usando gel suave, próprio contra a oleosidade. Também é fundamental investir em hidratantes bem leves, tipo serum, para reequilibrar os níveis de água e óleo da pele.

1 – Evite fazer tratamentos químicos, como peelings, nesta época, pela maior propensão a manchas. O sol e o calor ativam a pigmentação e a pele estimulada pelo procedimento vai produzir mais pigmento de forma irregular, causando manchas. Fique longe também de laser e luz pulsada. Prefira o inverno para estas intervenções pois os resultados serão mais eficientes.
2 – Esfoliação regular leve pode ser indicada.
A esfoliação promove a remoção de camadas superficiais da pele. Para as peles negras, o hábito é recomendado pois ajuda a eliminar células mortas e prevenir a foliculite, que são bastante comuns nestes tipos de pele no verão. Converse com o dermatologista sobre a melhor forma e produto.
3 – Use primer siliconado para controle da oleosidade.
Para evitar o aspecto oleoso da pele e deixa-la lisinha e aveludada, a dica é apostar nos primers com antioxidantes formulados com base siliconada. Além de prevenirem a oleosidade, eles protegem dos radicais livres e deixam o rosto seco por mais tempo. Outra dica para eliminar a oleosidade e fechar os poros é um novo método de aplicação de botox, chamado microtox, que inibe a produção das glândulas sebáceas. Em alguns casos, tornam-se necessários medicamentos como a isotretinoina, prescrita exclusivamente pelo médico.
Espero ter ajudado!
Tem mais dúvidas? Pode enviar através do contato do site.
Leia também uma matéria super interessante sobre tipos de pele no link