Aguarde...

Blog

10 de maio de 2023

O que é cosmiatria e o que ela pode fazer por você?

Não é novidade pra ninguém que o povo brasileiro é muito vaidoso. O Brasil é o segundo país do mundo – perde apenas para os EUA – em procedimentos de cirurgia plástica. Só em 2020, foram pouco mais de 1 milhão e 300 mil cirurgias realizadas no país, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas os brasileiros também têm valorizado os procedimentos estéticos que não demandam cirurgias, como os injetáveis.

Nos últimos 20 anos, a demanda por intervenções aumentou muito e, como resultado, houve uma popularização da oferta de procedimentos estéticos, além de um crescimento na realização de intervenções não cirúrgicas no rosto. Entretanto, também houve aumento no número de complicações decorrentes dessas intervenções.

Por outro lado, o aumento no número de intercorrências em procedimentos estéticos feitos por profissionais não médicos tem levado pacientes a se tornarem mais exigentes na escolha do profissional. Esse é um lado positivo para maior segurança dos pacientes e também por parte dos profissionais responsáveis.

Afinal, a busca pela beleza, harmonia e autoestima é o grande objetivo das pessoas que buscam por uma intervenção estética. Fundamental, portanto, que todo o processo seja realizado de forma que o resultado seja o mais satisfatório possível.

Por valorizar e respeitar imensamente os meus pacientes, realizo diversos procedimentos estéticos com base na Cosmiatria, com foco no atendimento e tratamento personalizado. Mas, afinal, o que Cosmiatria e o que ela pode fazer por você?

 

Cosmiatria

A cosmiatria é a especialidade médica – e uma subespecialidade da dermatologia – que trata da beleza e da saúde da pele. O médico especializado em Cosmiatria – que é o meu caso – observa as tendências do setor em todo o mundo, assim como os procedimentos envolvidos na melhora dos resultados para os pacientes, e os implementa no dia a dia no seu trabalho.

Esta área surgiu para tornar ainda mais específico o estudo dos conceitos estéticos dentro da Dermatologia, que por si só é muito abrangente e que lida com a prevenção e o tratamento de doenças que atingem o maior órgão do corpo humano: a pele.

A Cosmiatria, portanto, lida com a execução de técnicas, terapias e procedimentos com o objetivo de melhorar o aspecto do tecido cutâneo, e harmonizar a estética facial e corporal de cada paciente.

Esta é uma área relativamente nova da medicina, que surgiu na década de 1970, com o objetivo de tratar os problemas estéticos da pele de forma não invasiva, tendo como foco principal a prevenção. Para isso, lança mão tanto de produtos cosméticos quanto de técnicas médicas para melhorar a aparência da pele, tendo como objetivos principais prevenir o envelhecimento precoce e promover a beleza e o bem-estar.

 

Tratamentos na área de Cosmiatria  

Dentro da cosmiatria há tratamentos para diferentes casos e de acordo com a necessidade do paciente, tanto para a prevenção como quem já possui o problema. Os mais conhecidos são as toxinas, lasers e peeling.

A toxina botulínica, que é uma aplicação feita em determinadas regiões, é um dos procedimentos mais procurados em Cosmiatria. A partir dele é possível amenizar as linhas de expressão, mesmo as mais profundas, como os “pés de galinha” na região dos olhos.

Já o peeling, quando é feita a aplicação de produtos químicos, suaviza manchas e outras marcas da pele (como acne), e proporciona uma aparência rejuvenescida. Os lasers também são usados com o mesmo propósito, mas cada um tem uma função diferente.

Você gostou de saber sobre Cosmiatria? Pois como profissional da dermatologia, posso esclarecer melhor suas dúvidas sobre os diversos tratamentos disponíveis e de acordo com as suas necessidades. Marque uma consulta, clique aqui! Terei o maior prazer em atendê-lo.

 

Mariella Elisei - Doctoralia.com.br