Você costuma prestar atenção em si mesma? O nosso corpo emite sinais quando algo não vai bem. Manchas nas unhas, por exemplo, pode revelar problemas de saúde e é sobre isso que vamos falar hoje no blog.
As unhas são formadas por três camadas e tem a função básica de proteger as pontas dos dedos das mãos e pés. Estudos clínicos apontam que é delas que vem mais de 10% das anormalidades que podem surgir em nossa pele.
Alguns problemas de saúde podem afetar a oxigenação e alterar o crescimento das unhas. Além disso, pode gerar manchas e mudanças na cor, no formato, na espessura e torná-las fracas e quebradiças.
As manchas podem aparecer por diversos fatores, entre as causas mais comuns, estão:
– Uso de esmalte com frequência;
– Traumas na hora de retirar as cutículas (o alicate pode machucar a matriz da unha, local onde ela se forma e começa a crescer) ou prender o dedo em algum lugar;
– Falta de nutrientes, encontrados em alimentos ricos em cálcio, ferro, vitaminas como B12, B3 e zinco;
– Problemas hormonais;
– Anemia, câncer, diabetes, hepatite, psoríase, micose, tuberculose e vitiligo;
– Fatores genéticos.
As manchas brancas costumam aparecer após traumas. Já as manchas amarelas são superficiais, elas surgem quando há o uso frequente de esmaltes escuros. Manchas esverdeadas podem demonstrar que as unhas estão com infecções bacterianas ou com micoses. Por fim, as manchas marrons são as mais preocupantes, pois pode indicar o desenvolvimento de um câncer de pele.
Polir
Polir a parte de cima das unhas pode ser muito prejudicial. Afinal, há grandes riscos de retirar as camadas de queratina, tornando-as mais finas e frágeis.
Acetona
A acetona é um solvente muito forte e é por isso que ele remove o esmalte rapidamente. Mas pode provocar descamação da pele na ponta dos dedos e cutículas, alergias e enfraquecer as unhas. Neste caso, o removedor é o mais indicado, pois pode ter ingredientes hidratantes, óleo e vitaminas em sua composição.
Emendar esmaltação
O uso ininterrupto de esmalte resseca e enfraquece as unhas. Ou seja, elas precisam descansar. Pelo menos uma semana por mês, as unhas não devem receber esmaltação. Caso não seja possível, um intervalo de dois ou três dias pode amenizar os efeitos negativos. Na pausa, é importante intensificar a hidratação.
Remover cutículas
As cutículas protegem as unhas de doenças infeccionas, como fungos e bactérias. Além disso, evita ondulações e manchas. Então, removê-las pode afetar a saúde das suas unhas.
Se você notou que as suas unhas estão manchadas, tenha calma, não entre em desespero, nunca se automedique ou recorra às receitas da internet. Procure ajuda médica, pois somente o profissional pode diagnosticar, de forma correta, quais problemas estão afetando a aparência.