Aquela gordurinha na barriga ou nos braços está incomodando? Pois é, a gordura localizada sempre nos atormenta, principalmente quando colocamos uma roupa especial ou vamos à praia, não é mesmo? Pois saiba que, com o avanço dos tratamentos estéticos, é possível diminuir ou até eliminar essas indesejáveis gorduras. Pois é! Gordura localizada? Dá-lhe lipo enzimática!
Mas, antes de explicar o tratamento denominado lipo enzimática (também conhecido por aplicação de enzimas), vamos saber um pouco mais sobre a gordura localizada.
A gordura localizada é o acúmulo de gordura nas células adiposas (células de gordura), e também um agrupamento dessas células em determinadas regiões do corpo. As regiões mais propensas a ter esse acúmulo são abdômen, flancos, culote, posterior de coxa, interior de coxa, braço, costas e glúteos.
O seu acúmulo e a localização variam de acordo com a predisposição genética e são causadas, principalmente, em função de maus hábitos alimentares e sedentarismo. Alguns casos podem ser também devido a problemas hormonais. Outros fatores que podem contribuir são o tabagismo e o uso de roupas muito apertadas.
As enzimas são substâncias orgânicas que reagem de maneiras diferentes no organismo e são produzidas pelo próprio corpo. Algumas delas promovem a liberação de gordura pelo tecido adiposo ou apresentam antioxidantes que estimulam a produção de colágeno, por exemplo.
A lipo enzimática ou aplicação de enzimas é uma forma de acelerar esses efeitos diretamente na região que será tratada. As aplicações combinam algumas substâncias e são feitas com agulhas bastante finas. No caso da gordura localizada, a aplicação de enzimas é subcutânea, ou seja, é aplicada diretamente na região da gordura localizada.
As enzimas lipolíticas irão proporcionar a quebra das paredes celulares do tecido adiposo no local da aplicação. Dessa forma, a gordura acumulada será liberada no organismo e deverá ser eliminada através do suor, da urina e das fezes. Importante frisar que, por isso mesmo, é fundamental combinar o tratamento com exercícios físicos e uma boa alimentação.
As principais indicações da lipo enzimática são para papada, culote, abdome, braços, gordurinha do sutiã e joelhos.
Como a lipo enzimática é uma combinação de substâncias com efeitos diferentes, a sua aplicação pode ajudar em outros problemas estéticos.
Um deles é a flacidez, um dos sintomas naturais de envelhecimento da pele, causada pela perda de colágeno e elastina. A melange (uma das combinações de substâncias) serve para reparar o rompimento das fibras elásticas e fortalece a pele. Dessa forma, o tratamento pode ajudar no rejuvenescimento da pele e também na remoção de celulites e estrias.
Agora, é importante você saber que a aplicação de enzimas só pode ser iniciada após uma análise médica. Nesse ponto, posso ajudar, já que sou dermatologista e, entre várias especialidades na área, atuo no tratamento de lipo enzimática. Está esperando o quê? Marque agora uma consulta.