Aguarde...

Blog

19 de dezembro de 2022

Pele versus alimentação: cuidados com os excessos de fim de ano

Final de ano é sinônimo de comida boa e prazerosa! O cardápio típico desta época traz uma variedade cheia de sabores e temperos, para comemorarmos com estilo as festas de fim de ano. Mas como dermatologista, não posso deixar de chamar a atenção para um detalhe importante, que diz respeito a pele versus alimentação: cuidados com os excessos de fim de ano.

 

Você sabe que a pele é o maior órgão do corpo humano e tem como principal função proteger o organismo do meio ambiente e microrganismos nocivos? Mesmo com sua capacidade de autorreparação, lubrificação e impermeabilidade, ela precisa de cuidados para manter não só sua função, como também sua saúde e beleza.

 

Além dos cuidados diários, a alimentação também é um fator importante para a saúde da pele. Por isso, com as festas de fim de ano, é preciso cautela para não prejudicar a beleza da sua pele. Para ajudá-lo(a), vou repassar quais alimentos você deve evitar ou consumir com moderação nas festas, ok?

 

Alimentos que devem ser evitados

A lista de alimentos a serem evitados para o bem da saúde da pele é bem mais extensa. Mas neste post me concentrei em apresentar aqueles que são mais comuns nesta época do ano.

 

Açúcar

Festa sem doce não é festa, não é mesmo? Mas, infelizmente, o açúcar está em primeiro lugar na lista de alimentos tóxicos para a pele. Isso porque o excesso de açúcar afeta as ligações proteicas e atinge a elasticidade da pele, tornando-a flácida. O consumo exagerado de açúcar também enfraquece o sistema imunológico, ativa as inflamações entre as células e acentua a chance de surgimento de celulites.

 

Bebida alcoólica

O álcool em excesso compromete o fígado que, por sua vez, não consegue eliminar adequadamente as toxinas do corpo e causa a desidratação da pele. Isso pode acentuar a formação de rugas e torná-la sem brilho e viço. Você não quer isso para a sua pele, né?

 

Refrigerantes

Mesmo aqueles light ou diet são perigosos para a saúde da pele, por conta da composição de cafeína, conservantes e corantes. Seja com açúcar ou aspartame, os refrigerantes acentuam processos de compulsão e ansiedade, inchaços na pele e inflamações.

 

Frituras

O que dizer de uma rabanada bem-feita e deliciosa? Irresistível, não é mesmo? Mas é sempre bom lembrar que a fritura dessa guloseima pode acentuar a oleosidade da pele, proporcionar maior incidência de acne e ampliar os riscos cardiovasculares.

 

Sorvete

Muitas famílias não dispensam um bom sorvete como sobremesa! Mas o consumo exagerado dessa guloseima, por conta da gordura hidrogenada, pode causar espinhas, estrias e celulites. Lembre-se: nos sorvetes cremoso, há alta incidência de gorduras trans, corantes e açúcar.

 

Carboidratos

Presente em boa parte dos alimentos, os carboidratos refinados são um dos grandes potencializadores de acne, já que são ingeridos de forma rápida e caem diretamente na corrente sanguínea. Prefira os carboidratos integrais, que têm uma digestão mais lenta, dão a sensação de saciedade mais prolongada e mantêm a pele mais saudável.

 

Carne vermelha

As carnes brancas são comuns nas festas de fim de ano e, sem dúvida, são mais saudáveis. Mas a carne vermelha, como o lombo suíno, também é bem consumida nesta época. Para a saúde de sua pele, evite os cortes com muita gordura, já que eles podem gerar muitos radicais livres que detonam as células saudáveis e inibem a produção de colágeno.

 

Esperamos tê-lo(a) ajudado(a) com a lista acima! Mas é essencial que você saiba que não há proibição no consumo desses alimentos. Porém, a moderação deve ser sempre uma aliada. O mais importante é você curtir as festas sem culpa! Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais como cuidar da sua pele, terei o maior prazer em atendê-lo(a). Para marcar uma consulta, clique aqui!

 

Mariella Elisei - Doctoralia.com.br